Dia Mundial do Meio Ambiente: Conexão entre Saúde e Sustentabilidade

As novas práticas no setor de saúde trouxeram visibilidade para o potencial da saúde digital na luta contra as mudanças climáticas e na redução da pegada de carbono.

A saúde das pessoas e do meio ambiente está diretamente relacionada; se a poluição do ar for reduzida, diminuem as incidências de doenças cardiovasculares, cardiopatias, asma e vários tipos de câncer, entre outras doenças.

Em um contexto onde a tecnologia digital e a análise de dados estão transformando profundamente os aspectos da vida humana, e considerando que essa tendência continuará crescendo no futuro, o setor de saúde está convencido de que pode acelerar a implementação de modelos de atendimento médico sustentáveis. A digitalização do atendimento médico, bem projetada e implementada, pode melhorar radicalmente o acesso e a prestação de serviços, permitindo um uso muito mais eficiente dos recursos naturais. À medida que mais pacientes utilizam os serviços digitais, como a telemedicina, para cuidar de sua saúde, diminuem consideravelmente as emissões de CO2 e evitam-se hospitalizações desnecessárias em instalações que requerem muitos recursos.

“Se o setor de saúde fosse um país, seria o quinto maior emissor de pegada ambiental globalmente, à frente da aviação ou do setor de transporte marítimo.”

Hoje mais do que nunca, as organizações estão aprofundando a adoção e o aprimoramento das novas tecnologias ao serviço da saúde, integrando modelos “phygital” que contemplam tanto o mundo físico como o digital para oferecer um ambiente mais saudável e sustentável.

Esses modelos podem promover hábitos mais saudáveis e sustentáveis ao fomentar uma abordagem preventiva e proativa da saúde, em vez de um modelo reativo. Esses modelos podem promover hábitos mais saudáveis e sustentáveis ao fomentar uma abordagem preventiva e proativa da saúde, em vez de um modelo reativo. Além disso, os aplicativos de saúde mental podem oferecer técnicas de relaxamento que promovem um estilo de vida mais equilibrado e consciente do meio ambiente.

Está comprovado que um paciente informado e saudável não apenas economiza tempo, energia e recursos, mas também promove o consumo responsável e evita a emissão de CO2 na atmosfera, contribuindo positivamente para o nosso planeta.

A telemedicina pode contribuir para um futuro mais sustentável! Confira nossas novidades, siga a doc24 noinstagram!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp