São Paulo, 9 de agosto de 2023 – A DOC24 Brasil está elevando os padrões de saúde no país, por meio de uma parceria com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Foz do Iguaçu. Essa tecnologia de saúde agora oferece atendimento a adultos e crianças com deficiências intelectuais e/ou múltiplas e crianças no espectro autista por meio da Teleneuropediatria. Esse plano foi desenvolvido especialmente para atender às necessidades dessas crianças. O serviço oferece consultas por vídeo com o apoio de psicólogos e neuropediatras altamente qualificados, oferecendo atendimento abrangente e personalizado a esses jovens pacientes e suas famílias.
“Nossa empresa sempre esteve comprometida em revolucionar a saúde digital na região, priorizando a acessibilidade, a qualidade e a inovação em seus serviços. Ao fornecer o serviço de Teleneuropediatria para uma importante associação como a APAE, dedicada ao atendimento integral, a empresa reforça seu compromisso”, diz Daniel Prieto, diretor da DOC24 no Brasil. O projeto consiste em apoiar as famílias que têm dificuldades de acesso a especialistas locais e que agora, por meio da telemedicina, poderão contar com a experiência de psicólogos e neuropediatras, independentemente de sua localização geográfica.
A neurologista infantil Caroline Pereira Borginho descreve o atendimento remoto em neuropediatria. “A telemedicina em neuropediatria é realizada com o paciente, a família e um profissional de saúde de apoio no local. O médico neuropediatra realiza a anamnese (entrevista estruturada) com base nas observações da família (transtorno do neurodesenvolvimento, síndromes genéticas, epilepsia, cefaleia, distúrbios do sono, entre outras doenças neurológicas que afetam a infância). A história peri-gestacional, clínica e familiar é investigada para doenças genéticas. Por fim, o médico interage com a criança e estuda seu comportamento. Não é possível avaliar toda a extensão do exame neurológico durante o atendimento remoto, portanto, em alguns casos, o neuropediatra terá de distinguir entre os casos que precisam de atendimento presencial e os que podem continuar virtualmente.
Principais benefícios da teleneuropediatria
Dra. Caroline destaca a questão da acessibilidade para pacientes que residem em municípios distantes dos grandes centros urbanos e que não têm acesso a especialistas. “À distância, é possível iniciar a investigação clínica, solicitar exames, iniciar o tratamento e encaminhar para outras especialidades e equipes para iniciar a reabilitação e, em casos selecionados, sinalizar ao município que o caso necessita de atendimento presencial ou mesmo de urgência, orientando a família a buscar o serviço de referência em sua localidade”.
Por meio de consultas por vídeo, as famílias têm acesso a especialistas altamente qualificados em neuropediatria e psicologia, superando barreiras geográficas e eliminando a necessidade de viajar para grandes centros urbanos. O atendimento integral aborda as necessidades físicas, emocionais e cognitivas das crianças. Os profissionais dão suporte não só ao paciente, mas também aos familiares, garantindo um atendimento abrangente e acolhedor. As consultas são agendadas de acordo com a disponibilidade da família, proporcionando maior conveniência e reduzindo o estresse associado às consultas médicas.
Para o presidente da APAE de Foz do Iguaçu, Leonardo Lugon, a implantação da telemedicina na teleneuropediatria é uma grande conquista. “Essa inovação tecnológica é fundamental para nossa capacidade de oferecer atendimento especializado às crianças que atendemos. Agora, com a possibilidade de realizar consultas por vídeo com especialistas altamente qualificados, nossas famílias têm acesso mais fácil e conveniente aos serviços médicos de que precisam. É um grande passo em direção a uma abordagem mais inclusiva e democrática de nosso atendimento abrangente.
A DOC24 continua seu compromisso de tornar a telemedicina acessível e eficiente para todas as pessoas, garantindo um atendimento especializado e humanizado, promovendo uma melhora significativa na qualidade de vida desses pacientes por meio da tecnologia.
Para obter mais informações sobre o projeto, clique e ouça o 4º episódio em português do podcast Saúde em Digital:
Saúde digital como suporte para atendimento teleneuropediátrico.